E=mc²

A matéria é um estado da energia e a energia um estado da matéria... [sophie]

quinta-feira, março 30

Directivas de acessibilidade para idosos [versão 3.0]

Com o avançar da idade, as pessoas vão apresentando algumas dificuldades que não são por si só deficiências. Contudo, as guias de acessibilidade fundamentadas pela W3C podem muito bem ser aplicadas a estes casos, beneficiando as pessoas com capacidades limitadas.

As guias de acessibilidade

A W3C faz uma ressalva para os pontos de uma checklist, organizada pelas três prioridades, e que retrata as guias consideradas importantes para este caso particular.

Para pessoas com alguma deterioração visual, pode ser importante a aplicação da guia que retrata: o contraste entre as cores do fundo e do conteúdo (WCAG 1.0 Checkpoint 2.2), o texto definido em unidades relativas (WCAG 1.0 Checkpoint 3.4), a utilização de texto em vez de imagem (WCAG 1.0 Checkpoint 3.4) ou sobre a utilização de texto estático (WCAG 1.0 Checkpoints 7.2 e 7.3).

Caso as pessoas comecem a apresentar algumas dificuldades na utilização do rato, torna-se necessário facilitar a utilização do teclado (WCAG 1.0 Checkpoints 6.4, 9.1, 9.2, 9.3, 9.4 e 9.5).

Refere-se que este estudo desenvolvido por Márcia Barros de Sales e Walter de Abreu Cybis, da UFSC, se centra bastante nos princípios gerais de acessibilidade do W3C, apresentando-se em parte como um entrave ao desenvolvimento mais aprofundado dos items propostos na checklist.