E=mc²

A matéria é um estado da energia e a energia um estado da matéria... [sophie]

segunda-feira, março 27

Directivas de acessibilidade para idosos [versão 1.0]

A acessibilidade na Web tem sido muito retratada em variados estudos e já muito foi desenvolvido. Nestes casos, a questão sobre a acessibilidade tem sido abordada para pessoas com deficiências, descurando um pouco as pessoas que não apresentam dados visívies de deficiência, mas que pela sua idade avançada e pelas dificuldades que este facto acarreta têm maiores dificuldades na utilização da Internet.

Neste âmbito, um grupo de estudiosos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu um estudo que visa essencialmente os utilizadores idosos da Web, na tentativa de criar uma checklist capaz de abordar as questões de acessibilidade (tendo em conta as dificuldades encontradas por estes). A checklist final aborda várias questões importantes, mas não é muito aprofundada, tendo em conta o grau de profundidade das directivas de acessibilidade do W3C. Novas directivas podiam ser acrescentadas à checklist, assim como cada item desta lista poderia ser mais aprofundado. Uma análise cuidada quanto à checklist irá ser publicada num próximo post (versão 2.0).

É necessário ter em consideração que o grupo em análise era composto por apenas 10 pessoas, o que não dava grande margem de análise para um estudo mais eficaz. Outro senão deste estudo, diz respeito ao facto de o requerimento necessário para a escolha dos utilizadores idosos rondar o facto de terem ou não motivação para aprender a usar a Internet. Desta forma, apesar da grande relevância (já que são poucos os estudos desenvolvidos particularmente para utilizadores idosos), o estudo ficou aquém das expectativas, comparativamente com as directivas de acessibilidade da W3C.