E=mc²

A matéria é um estado da energia e a energia um estado da matéria... [sophie]

quinta-feira, março 23

Testes com Utilizadores e Avaliação Heurística [versão 2.1]

0.6 Reconhecimento ao contrário de memorização

O utilizador não tem de se lembrar de funcionalidades ou informações específicas de cada parte do site. Todos os elementos necessários para a navegação, identificação e inserção de dados estão sempre visíveis e sempre presentes no site.

A utilização de cores e de campos distintos facilita o reconhecimento das várias funcionalidades do site. Este facto pode-se comprovar nos testes, uma vez que todos os utilizadores conseguiram identificar as várias opções disponíveis, como as dos vários menus, ou a função de pesquisa.

0.7 Flexibilidade e eficiência da utilização


A utilização de um sistema, seja deste ou de qualquer outro site, deve ser eficiente. Neste caso não tenho nada a apontar no USA Today.com. Os atalhos são iguais ao standardizados, e não há acções frequentes que necessitem de ser costumizadas. Os conteúdos mudam todos os dias e durante todo o dia, por isso não é necessário defenir um padro de navegação em determinadas matérias. O que um utilizador pode fazer é subcrever a newsletter do jornal e a partir daí escolher as matérias que quer receber todos os dias.

0.8 Estética e design minimalista

Como foi dito noutros pontos, as páginas do USA Today.com contêm muita informação condensada. As páginas tornam-se assim muito confusas, pelo que se devia dar ênfase a certas notícias e até ocultar algumas opções, condensando-as numa secção. Assim, tornava-se mais fácil para o utilizador identificar as informações relevantes para navegar no site e atingir os seus objectivos.

0.9 Ajudar os utilizadores a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros

Esta heurística mostra uma grande falha no site do jornal. Como foi se pode vrificar no teste com utilizadores, está em falta uma opção de retorno nas páginas. Por exemplo, um utilizador ao efectuar uma pesquisa e que por acaso se engane, só consegue ir para a página anterior através do botão de retroceder do browser e, ao fazê-lo, perde todas as informações que inseriu. Isto pode levar a que o utilizador desista de continuar a navegar no site, optando por outras alternativas.

1.0 Ajuda e documentação

O website do USA Today.com fornece apenas ajuda através de FAQs e só relativo a algumas funcionalidades e conteúdos. Um utilizador consegue obter assistência aos seus problemas através do preenchimento de um formulário a partir da página dos contactos “Contact Us”. Contudo, é sempre indiciado a visualizar a página das FAQs.

Como o site apresenta vários problemas de navegação, deveria ser colmatado por uma ajuda dinâmica e eficaz.

1 Comments:

Blogger Paula Alexandra Oliveira said...

Penso que o teu artigo está muito bem redigido! Parabéns! Está muito simples e explica muito bem o site. Quanto aos testes com utilizadores, nos quais participei e não fui nada bem sucedida :), penso que chegas também a conclusões interessantes. As tarefas também foram bem escolhidas, porque permitem testar diferentes áreas do site. Bom trabalho! Beijinho

7:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home