E=mc²

A matéria é um estado da energia e a energia um estado da matéria... [sophie]

terça-feira, março 21

Testes com Utilizadores e Avaliação Heurística [versão 1.0]

Objectivos

Para a realização deste teste foi considerado o website do USA Today. Os objectivos estudados neste teste empírico foram:
1. Obter informações sobre o estado do tempo no dia do teste para a região de New Jersey
2. Localizar um artigo sobre um computador, um Velocity Micro Vector
3. Encontrar um artigo sobre uma nova estratégia de marketing para publicidade na Internet direccionada para atingir as pessoas do sexo feminino

Metodologia

Para a realização deste teste foi utilizada a técnica de “Field Observation”, um método empírico de avaliação experimental. Este método consiste em observar um utilizador num ambiente natural, anotando os seus passos e procedimentos, assim como todas as reacções que se acharem pertinentes para a avaliação. O utilizador tem plena consciência durante todo o processo que está a ser observado e analisado, e que todos os seus passos e reacções estão a ser registadas e testadas.
Neste estudo foram analisados três utilizadores experientes da Internet, com idades compreendidas entre os 21 e os 25 anos. Foram-lhes requeridas três tarefas, que consistiam basicamente em localizar no site do USA Today três informações distintas. A análise efectuada debruçou-se sobre a facilidade de localização da informação (navegação no sistema e funcionalidades utilizadas), no tempo que levava a encontrar a informação e quantos cliques eram necessários para terminar as tarefas propostas. Todas as acções e reacções foram sendo registadas para facilitar uma análise posterior.

Métrica

A métrica utilizada para este trabalho foi:
1. Contabilizar o número de cliques necessário para concluir uma tarefa
2. Cronometrar o tempo que leva desde que se atribuiu a tarefa até esta ser concluída
3. Contabilizar as vezes que o utilizador errou, ou seja, a um número máximo de 5 cliques foi atribuído um erro, situação em que todos os utilizadores desistiram e não concluíram a tarefa.

Técnicas de registo


Para a realização deste teste empírico foi utilizada uma análise de protocolo, em que se observaram e se registaram as acções dos utilizadores numa tabela desenhada numa folha de papel.

Registo

Para a realização deste teste foi contabilizado o tempo de latência. A tabela 01 demonstra a análise efectuada, considerando apenas os dados objectivos da análise. Os dados complementares são fornecidos de seguida.


Tabela 01