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quarta-feira, março 22

Testes com Utilizadores e Avaliação Heurística [versão 1.1]

Teste empírico ao USA Today

Tendo em conta que o USA Today é um site noticioso, propôs-se a três utilizadores tentarem encontrar no menor tempo possível, com a menor quantidade de cliques, três notícias – uma sobre o tempo numa cidade norte-americana, New Jersey, outra sobre um produto específico, um computador Velocity Micro Vector e, por último, uma notícia sobre uma nova estratégia de marketing para ads na net inclinados para as mulheres.

Os utilizadores escolhidos têm idades entre os 21 e os 25 anos e são alunos do ensino superior. Os três têm um grande à-vontade na navegação na net, assim como com a língua inglesa, por isso à partida não se devia encontrar grandes entraves à navegação no site. Ora, é preciso ter em consideração que a navegação para estes utilizadores é já um pouco intuitiva e na maior parte das situações a procura de informações é preferencialmente realizada através de uma área de pesquisa.

É de referir que o tempo de latência na pesquisa das notícias foi contabilizado neste teste.

Tempo em New Jersey – convidativo ou nem por isso?




Para a primeira notícia era necessário dar um só clique. Bastava ir à secção de “Weather” (meteorologia), onde era apresentado um mapa interactivo e passando com o cursor do rato sobre a zona de New Jersey identificada, apareceria as temperaturas e estado do tempo numa zona distinta.



O primeiro utilizador, Pedro Nunes, tomou cerca de 30 segundos e dois cliques para chegar à informação requerida. Isto, porque no mapa dos Estados Unidos da América carregou na zona da cidade indo para uma página distinta.

A segunda utilizadora, Paula Oliveira, não conseguiu encontrar a informação pedida. Navegou durante dois minutos, culminando em erro. Esta utilizadora não se apercebeu que o mapa era interactivo e, como não sabia a localização geográfica de New Jersey, optou por procurar na área de pesquisa do tempo. A informação não foi redireccionada correctamente, que deu em erro. Contudo, nessa página a informação estava dividida alfabeticamente por cidades, mas a utilizadora não interpretou correctamente os dados fornecidos, o que levou a que não conseguisse terminar a tarefa proposta.

O último utilizador, Pedro Neves, chegou à informação em 30 segundos e dois cliques, uma vez que, como no primeiro caso, clicou no mapa interactivo, sendo redireccionado para a página de detalhes.

Daqui pode-se retirar que apesar da informação do tempo estar bem identificada na página inicial do USA Today, o modo de funcionamento do mapa interactivo dos Estados Unidos da América não está muito evidente. Também não está evidente a procura complementar de informação – seria necessária uma outra estrutura para a apresentação dos dados.

A "perdição" das novas tecnologias



A segunda tarefa proposta para a avaliação do site do USA Today foi relativa à procura da review de um computador – o Velocity Micro Vector. Das três noticias seleccionadas esta necessitava de um maior número de cliques – quatro. Na página inicial seria necessário ir à secção de tecnologia “Tech”, ir a notícias sobre produtos “Product News”, escolher a área de computadores “Computers” e de seguida seleccionar a notícia correspondente que estava identificada no início dessa página.

Nenhum dos utilizadores conseguiu terminar esta tarefa. Todos escolheram o modo de pesquisa “Search” para procurar a notícia, mas nenhum foi com sucesso. Em testes realizados por mim, somente inserindo o nome do artigo correctamente é que o artigo é procurado, caso contrário, o utilizador é enviado para uma lista de links externos sobre o computador. Foi isto que aconteceu aos três utilizadores. Isto é um caso grave, já que o intuito de uma página web é o de prender o leitor o mais tempo possível na sua página.

Uma outra dificuldade que o segundo utilizador demonstrou (Paula Oliveira) era que não sabia em que secção procurar o artigo sobre o computador. Este aspecto mostra que o excesso de suplementos pode não ser tão útil quanto se esperaria à partida.

O marketing escondido




A terceira tarefa proposta, como localização de uma notícia de uma estratégia de marketing, tal como a segunda, não foi bem sucedida por nenhum dos utilizadores. Os três desistiram após o primeiro erro. Para esta tarefa, eram necessários apenas dois cliques – um em “Money” e o segundo no artigo correspondente.

O primeiro utilizador (Pedro Nunes) não conseguiu identificar em que suplemento deveria procurar a notícia. Andou um pouco perdido no site, saltando de secção em secção, passando primeiro pelas “News”, depois pelas “Briefs”, terminando numa pesquisa através do “Search” que também não resultou.

O segundo utilizador (Paula Oliveira) foi um pouco distraído, uma vez que logo à partida foi directamente à página correcta, a de “Money”, mas não identificou o artigo. Após isto, perdeu-se um pouco no site, até que desistiu.

Por último, o terceiro utilizador (Pedro Neves) foi um pouco como o primeiro – primeiro procurou o artigo na secção de “News”, não encontrando nada passou para uma pesquisa através do “Search” do site, perdendo-se na página de resultados. Tal como na segunda tarefa, o artigo só era identificado directamente na pesquisa caso fosse inserido os termos correctos do título.

Lost in USA (Today)?

É de salientar que, através deste teste, se conclui que a divisão em secções se torna excessiva ou então, o USA Today deveria optar por atribuir nomes mais concretos a cada divisória. Por seu turno, a pesquisa que o site fornece não corresponde às expectativas do utilizador, não deixando de mencionar que o mapa também não é tão intuitivo como seria desejável.


Uma página web com tanto conteúdo disponível e tão condensado dificulta muito a navegação para um utilizador menos preparado, tornado a informação confusa. Isto notou-se no caso da utilizadora Paula Oliveira, que não conseguiu identificar na página de economia um artigo relacionado com marketing e a dificuldade encontrada pelos três na procura do artigo do computador.